28 de fev de 2011

As duas coisas andarem juntas.

Tive a satistafação de conhecer e servir na Paróquia da Saúde com dois sacerdotes. Os dois tiveram uma grande importancia na minha formação espiritual e humana, percebi  a importância desses dois carismas, desses dois modos de caminhar dentro da igreja, que é a espiritualidade e do conhecimento de nossa humanidade, e o quanto é necessário as duas coisas andarem juntas.

Achar que somos espirituais e não ter conhecimento de nossa humanidade com todas os seus aspectos,talvez possa ocorrer que:

  • Podemos ficar frustados, decepcionados com nós mesmos e com os outros. 
  • O erro, a falha é quase uma grande barreira na nossa caminhada, vindo um grande desânimo, sendo dificil admitir certos erros nossos e também do próximo.
  • Ficamos fanáticos, fundamentalistas chegando a faltar de misericórdia para conosco e para com o próximo. 
  • Perdemos o foco do sentido espiritual ao nosso redor.
  • Escandalizamos com erros do próximo, de membros da igreja, geralmente perdendo o sentido da obediencia e respeito à Igreja;

Já quando queremos humanizar a espiritualidade, pode ocorrer que:

- Podemos enfraquecer o que nos alimenta espiritualmente;
- Acabamos buscar mais o lado social, conscientes de que estamos no caminho certo;
- Queremos fazer as coisas de Deus ao invés da Vontade de Deus;
- Pode ocorrer de não dá o real valor aos sacramentos, fazendo da igreja uma obra só social,  preocupado mais em dá alimentos para matar a fome, esquecendo de alimentar o espiritual.

Convivi com esses dois sacerdotes e percebi a beleza e o brilho dos dons de cada um. Cada um era forte no seu carisma, mas sem deixar faltar o carisma que tem no outro.

Escrevo abaixo algumas frases escutadas em homilías na qual guardarei para sempre comigo e levarei para toda a minha vida:

Padre Edilson:

"Se quisermos levar salvação para as pessoas, levemos os Sacramentos"


"Existem muitos que falam de JESUS, mas não incomodam o demonio, a misericórdia de Jesus incomoda."


"Como encontrar a alegria nas perseguições, nos sofrimento? Se não sentimos isso, é por que ainda tem algo dormindo dentro de nós"

Padre Alderi

"Quando faltares uma Missa, não fique triste, se lastimando, deprimido, se culpando. Tenha sentimentos de saudade de JESUS e não de culpa"


"Não forcem as pessoas a irem para a igreja, dê o seu testemunho as pessoas perceberão a diferença e perceberão a força da MISSA."


"Deus Pai todo carinhoso, amoroso (ao invés de Todo Poderoso, que era uma forma das pessoas olharem para Deus com um olha de amor e cuidado e não de medo)"


*********************************************


"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade". (Jo 1,14)
 






"Se quiseres entender ou compreender de um outro jeito
O defeito é o anúncio da virtude que há de vir
Quanto mais fores humano, tanto mais serás divino
Não se toca o céu se não tem os pés no chão
"
(trecho da música: Se permites - Padre Fábio de Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário