8 de nov de 2012

Níveis de espiritualidade


Sei que existem níveis de espiritualidade. Já me disseram que Santa Tereza D´avila já escreveu sobre isso de forma bem mais profunda, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer.

Pessoalmente, percebo que existe um passo em que a alma dá, onde desperta nela a vontade não mais de pedir a Jesus, mas de consolá-lo. Ela pergunta ao Senhor o que Ele quer, o que Ele precisa, de perguntar: "Senhor, o que queres que eu faça?"

Outras características que possivelmente pode ser um passo de maturidade espiritual:

  • A alma começa a querer por ela própria buscar consolar JESUS. Ela passa a não se preocupar só em si mesma, no seu próprio "umbigo";
  • Ela começa a compreender que será preciso perder para poder ganhar, não que ela ainda seja capaz disso, de início ela sente um certo medo, mas ela vai sendo preparada.
  • Ela aos poucos vai fazendo pequenos sacrifícios para Deus e pelo próximo;
  • Busca fazer a vontade de Deus, mesmo que, na maioria das vezes não conseguindo; 
  • Ela percebe a beleza do "deserto", do silêncio. Começa a ter uma vontade de querer ficar sozinho em oração, buscando rezar, escutar a Deus.
  • A alma começa a perceber a alegria nas pequenas coisas,  na natureza, na flor, nos pássaros, nos mais frágeis e vulneráveis seres;
  •  Ela começa a enxergar o mundo de uma forma diferente, como que aqui fosse algo passageiro e os valores desse mundo já não valessem mais apena, apesar dela ainda não querer se desapegar desses valores;
  • Começa a ter como uma caracteristicas uma rara calma, como que um leve êxtase, uma pequena tranquilidade diante das turbulências;
  • A alma começar a ter um sentimento de repugnância para algumas coisas mundanas ao seu arredor, captadas através dos sentidos, escutando vendo ou estando em lugares contrários as coisas de Deus. É como uma repulsa, pois a alma começa a perceber o "lixo" espiritual que existe neste mundo.
  • Ela vai descobrindo as suas próprias misérias diante de Deus e dos homens, onde antes não tinha, pelo fato de achar que por estar dentro da igreja os outros estavam no pecado, e que antes queria evangelizar mais por impulso, pela humanidade do que pela força do Espirito Santo.
  • A alma ao se encontrar em situações, lugares onde seus sentidos contatam coisas que não aderem as coisas de Deus, a alma sente como um certo "nojo" daquilo. Não sendo algo pessoal, mas como que um sentimento da alma por ela está naquele certo nivel de estado.



O ÊXTASE SANTA TERESA D'ÁVILA, BERNINI

 

 

"Nada te perturbe,
nada te amedronte.
Tudo passa,
a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!"

"Os contemplativos e as pessoas já muito dadas a Deus, não querendo coisas da terra, pedem os favores celestes que, pela grande bondade do Senhor,  se alcançam nesta vida.
Os que ainda estão metidos no mundo e nele vivem  consoantes suas condições, pedem pão para o próprio sustento e de suas famílias."

(Caminho de Perfeição - Santa Tereza D´avila )

Nenhum comentário:

Postar um comentário