21 de dez. de 2013

E-mail de Feliz Natal


Amigos da BRQ,
Dia 17 de dezembro eu e o Paulo Henrique(careca chato, mas geeeeente boa) fizemos 1 ano de BRQ. Vou tentar aqui fazer um balanço desse ano, e depois passar a minha mensagem de natal.

Agradeço aqui a primeira equipe que me acolheu, a equipe do SA, gerenciada a maior parte do tempo pelo Joao Junior, que como já disse a ele, tenho admiracao por sempre está de bom humor, que durante a minha permanencia,presenciei momentos nao muito bons pra ele, mas que jamais repassou sua tristeza ou raiva para nós. Sempre alegre e gentil com as pessoas. Sem falar dos outros membros, sempre dispostos a ajudar..

Quero agradecer também as oportunidades que estão me dando, a paciencia que estão tendo em me ensinar, principalmente do A. Carlos, que tendo esse jeito bruto, tem um coração de pai cuidadoso, mesmo as vezes sendo rigoroso,mas é do bem e busca fazer as coisa certa, muitas vezes não sendo compreendido. Não aprendo somente as coisas de banco, mas tambem outros conhecimentos, “AC também é cultura”, além da sabedoria adquirida pelo tempo vivido. :). Estou me empenhando, espero poder responder as expectativas.
É dificil, acompanhar 18 anos do A. Carlos.  Mas estou consciente que dependerá mais de mim, de aprender, de ir atrás, de me capacitar. Uma tarefa que todos nós busquemos fazer, não parar de estudar, capacitar-nos, conhecer mais o produto, conhecer a realidade de quem usa, suas reais necessidades. Lembro-me de quando viajei para um cliente, e vi as pessoas usando o sistema, as atententes, as pessoas simples na espera. Essa visão mudou a minha forma de codificar, de ver o sistema, de escrever os documentos. Não sei se já tiveram essa experiencia, caso não, façam, e com certeza perceberam isso também,. Acredito nisso! Precisamos perceber também que somos uma só equipe, de um produto só, apesar do produto está dividido em módulos. Esta é a minha percepção, me perdoem se tiver errado.
Precisamos também nos capacitar no ponto que acho que é o mais crítico nas empresas, que é o SER HUMANO, as pessoas. Somos diferente, como digo “tenho sentimentos”, não somos robôs, que aperta um botão e faz a tarefa. Temos sonhos, temos limitações, mas também somos talentosos, dons lindos que são só nossos, e nisso percebemos que não somos “ a última coca-cola do deserto”, que precisamos do outro, do talento do outro, para ajudar naquilo que não podemos e nao conseguimos executar. Não podemos desistir das pessoas, mas ajudá-las a serem melhores como pessoas e profissionais. Não peço que passe a mão na cabeça, mas que pelo menos aja um diálogo, uma conversa franca, mostrando os pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados, pelo menos é o que queria que fizessem comigo.
No final de nossas vidas, seremos quationados não pelo código que programamos, dos lindos documentos que fizemos, mas se fizemos diferença na vida do outro,
- Se pedimos perdão ao tratarmos mal uma pessoa;
- Se perdoamos àqueles que nos trataram mal;
- Se conseguimos arrancar sorrisos das pessoas carrancudas carregadas de problemas;
- Se conseguimos fazer com que as pessoas que passaram em nossas vidas,se tornaram melhores;
- Se não prendemos conhecimentos;
- Se formos humildes para reconhecermos que somos limitados e que precisamos do outro, podendo ser a menininha da limpeza ao presidente, tratando todos iguais;
- Se não julgamos os outros pelos suas atitudes erradas, sabendo que também não somos perfeitos..
Para mim uma das grandes alegrias é saber que consegui fazer a diferença na vida de alguém, que àqueles que passam, passaram por nós, sairam melhores em comparação quando chegarem Que consegui ser profundo nas palavras e ações. Que consegui despertar nas pessoas sonhos que elas desistiram de sonhar, de levantar uma alma falida. Que o nome “Juracy” terá um lugar especial  no coração dessa pessoa..
Tu não és ainda para mim senão um garoto igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.
(O Pequeno Principe -  Antoine de Saint-Exupéry)

Creio que esse seja minha maior meta, objetivo. Mas que principalmente, essa pessoa se encontre com Deus, e que fui apenas um instrumento.
Para isso, precisamos buscar essa profundidade, precisamos ter pequenos momentos com Deus e conosco mesmo. De vez enquando sair do barulho e conversar com Deus, com palavras simples, mas sinceras. Não fiquemos receosos em ter esse momento, achando que temos tantos erros que parece que Deus não nos escuta. Nós mesmos ficamos olhando para nossos erros ao invés de focar a bondade e misericórdia de Deus. Nesse breve momento de oração, vai acontecer uma coisa legal, um encontro que Deus esperava ansiosamente, como diz uma canção:
“Quanto tempo também o Senhor me esperou
Nas tardes encontrou saudade em meu lugar.
Mas ao me ver na estrada ao longe voltar
Num salto se alegrou e foi correndo me encontrar.

E não me perguntou nem por onde eu andei  
Dos bens que eu gastei, mais nada me restou.
Mas olhando em meus olhos somente me amou.
E ao me beijar, me acolheu num abraço de pai.”

E depois disso, sentirás uma paz interior, sentirás uma voz dentro de você, pedindo para não ficar inquieto, preocupado com a vida,  mas que confiasse Nele! É uma paz interior diferente, mesmo ao meio dos barulhos. E depois de exercitarmos rotineiramente esses pequenos momentos com Deus e com nós mesmos, ficaremos invadidos com essa paz de uma forma que transmitiremos para os outros.
Nas sagradas escrituras relata o momento em que a “pobre” da Maria e de José  estavam agoniados, pois o menino Deus estava pra nascer e não havia lugar para eles.

"E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas,
reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria". (Lc 2,7)

Penso que hoje ainda esteja acontecendo, Jesus está querendo nascer em nossos corações, mas tem muitas hospedarias de corações já cheias de outras coisas e acabamos no final dizendo: “Desculpe, não cabe mais”, e perdemos o que é essencial.
Queria perdir perdão para àqueles que não acreditam na religião,nas pessoas dentro da religião, que foram e são constantemente depecionados por àqueles que pregam uma religião que oprime, de homens que estão dentro da igreja, mas usam Deus para benefício próprio, falo não só dos pastores, padres, como também pessoas dentro da igreja que monopolizam Deus, que julgam donos da “verdade” e em virtude disso colocam os pesos religiosos  sobre as pessoas, ao invés de tirar o fardo, mas também peço-vos humildemente que também não generalizem, existem bons pastores, bons padres. Homens e mulheres que perdem a sua vida no trabalho do outro, do anuncio da paz..
Na BRQ, tenho admiração e aprendo com evangélicos, admiro e aprendo com pessoas que se dizem ateus, vocês me ensinam de uma forma ou outra. Vocês tem virtudes que eu precisaria ter, que precisaria aprender. Aprendo com os agnósticos, não consigo responder tudo que me questionam, e nisso aprendo também que a nossa verdade precisa ser melhorada, e que não somos donos dela, como diz um refrao da cancao de Pe.Zezinho: “Sei que da verdade não sou dono, sei que não sei tudo sobre Deus, as vezes quem duvida e faz perguntas, é muito mais honesto do que eu”. Também, existem aquelas que nao frequentam nenhum igreja, mas são pessoas do bem, pessoas que buscam fazer a coisa correta, com honestidade e seriedade, onde deveríamos aprender com elas.
Mas também não posso deixar de testemunhar Deus,
No cuidado Dele na minha vida;
De testemunhar os benefícios que recebo através da oração e do meu  terço que busco rezar todos as manhas dentro dos onibus ou topics. :) Deus se aproveita de todos os momentos.
Não posso deixar de testemunhar o tesouro que são as palavras da Bíblia Sagrada, que me exorta, me orienta, me direciona, me conforma e ilumina meu caminho.
Não posso deixar de testemunhar de quantas vezes fui pra Missa, entrando com a alma pesada, e saí leve. Que na homília do padre, parecia que era como se ele tivesse falando diretamente pra mim e assim conformar a minha alma.
Não posso deixar de testemunhar da GRANDE MISERICÓRDIA DE JESUS, que mesmo eu, desculpe a palavra,fazendo as minhas “cagadas”, Ele pacientemente me levantou, me limpou me perdoou e me pediu para seguir em frente.
Sou testemunha que Deus é REAL, existe, e que a Ele todas as coisas pertencem, nós precisamos apenas confiar Nele e buscarmos deixarmos ser guiados por Ele.
Sou consciente que sou ingrato na maiorias das vezes, quando dúvido, quando dou a Deus o ultimo lugar do meu tempo, na minha vida, mas por causa disso, Ele nunda desistiu de mim, chegando a me constranger através de sua misericórdia

Amigos, me perdoe o tamanho do texto, não sou muito bom em falar, me identifico mas nas palavras,mas palavras erradas ou palavras que não concorde, também peço perdão, ainda estou aprendendo, estou em CONSTRUÇÃO. Tenha paciência comigo. :D

Os meus mais sinceros votos de um FELIZ NATAL e UM NOVO DE MUDANÇAS interiores e exteriores.
Fiquem na paz







Nenhum comentário:

Postar um comentário