27 de fev de 2014

Castelo Interior - 7 moradas (Santa Tereza D´avila)

1a. morada

Alma esta muda e surda, ainda prisioneira do mundo exterior. É entao que se começa a avançar no caminho do conhecimento interior. Que a alma começa seu percusso.

2a. morada

A alma luta contra os atrativos do mundo exterior. Sente que tudo no mundo é efêmero.

3a. morada

A alma se purifica através da meditação e está pronta a acolher o sofrimento e renuncia as tentações do mundo exterior, mas ainda não é bastante forte.

4. morada

A imaginação domina, o conhecimento, a inteligencia e a memória pesam sobre a alma, mas para progredir deve renunciar a tudo isso.

5a. morada

O mundo profano não tem mais influencia sobre a alma que está livre de todas as amarras. (a lagarta se faz borboleta)

6a. morada

Sala do sofrimento. Mas a alma abandonou todas as tencacoes do mundo exterior. É a noite escura da alma que precede a plena e definitiva transformação

7a. morada

A alma é tornada espiritualmente por esposa. São imensos e elevadíssimos o mistério e a graça que Deus ali comunica à alma num instante. O Senhor parece querer manifestar-lhe naquele momento a glória do céu, fazendo-o de um modo mais inefável que em qualquer outra visão ou gosto espiritual.
O Senhor introduz a alma nessa Sua morada, que é o centro da alma.A alma não sente nenhum temor da morte, não mais do que teria de um suave arroubo(êxtase, arrebatamento). Passa-se com tanta quietude e silêncio tudo o que o Senhor ensina e comunica à alma.




Retirado do trecho do filme de Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz), ela meditando as 7 moradas do livro de Santa Teresa D´avila. Recomendo a leitura do livro por completo.




19 comentários:

  1. O conhecimento e as meditações da morada interior, estão muito claros para uma perfeita interiorização de nosso.

    ResponderExcluir
  2. Tenho sede de saber mas estou tomando leite ainda. É por isso que quero e preciso de um Diretor Espiritual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se você quiser servir
      A Deus, faça poucas coisas,
      Mas as faça bem.
      Pedra por pedra, com esperança
      De ver Jesus.
      Dia após dia, com alegria
      Sempre buscando além."


      http://juracylima.blogspot.com.br/2013/04/o-senhor-nunca-desiste-de-nos.html

      Excluir
    2. https://www1.provida.org.br/pt_BR/main/index

      Excluir
  3. "O que agrada a Deus , em minha pequena alma , é que eu ame minha pequenez e minha pobreza..... É a esperança. ...cega. ..que tenho em sua misericórdia Senhor !!!"

    ResponderExcluir
  4. Amar só é isto que devemos fazer, mas nem isto eu sei ainda fazer. Se soubesse eu poderia até me elevar um pouco neste caminho espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O menor esforço de ser melhor já é Amor. No teu esforço, Deus vai lhe dando a Graça!
      Isso é processo natural e as vezes demorando, mas com certeza não está parado.

      Deus te abencoe

      Excluir
    2. Adorei esta resposta! Confortante, pois por muitas vezes pensei parecido com o que escreveram acima!

      Excluir
  5. Se entregue de coracao o senhor esta te esperando...sempre esteve..amem

    ResponderExcluir
  6. Como renunciar tudo do mundo se você é casada e tem filhos? Porque renunciar para mim é cada vez mais entrar em estado de meditação e oração exclusivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também sou casado e tenho 5 filhos. Tempos anteriores queria ser padre ou algum tipo de consagração, mas meu chamado talvez não fosse esse. Mesmo com uma familia, o serviço, os fazeres do dia é como uma oração, uma forma de oferta a Deus. Veja por exemplo os pais de Santa Terezinha do Menino Jesus. Queriam ser consagrados, mas receberam a santidade como pais.

      Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Com o passar do tempo vamos percebendo que a renuncia que Deus quer é apenas de sí mesmo.
      O AMOR é renuncia, não dos parentes mas de sí mesmo. Entrega, abandono de sí, descanso em Deus. Temos o habito de achar que tudo é nossa culpa. Temos medos. O AMOR é doação, confiança... afinal quem a Deus tem, nada tem a temer.

      Excluir
  7. Acabo de assistir ao filme mencionado ... assistam também ... estou motivado a ler o livro, conforme sugerido. Acrescento, é preciso entender-se alma e não corpo físico, como consequência saberemos em que sala estamos o resto é a Plena Misericórdia que decide.
    Católicos crentes, o santo Padre nos convidou a sair ... vamos caminhar juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo e já estou na quarta morada. Confesso que tive que reler algumas partes para poder entender. Mas no mais ele nos ajuda muito a nos entendermos. Uma frase que me chamou atenção foi quando ela disse que uma alma sem oração é como um corpo paralítico, tem braços e mãos mas nao as usa.

      Excluir
  8. e quem entra na 7ª morada? morre?

    ResponderExcluir