2 de fev de 2014

Projetos de Deus X Nossos Projetos

Lembro-me de uma passagem nos dada pelo André, que diz:

"Cabe ao homem formular projetos em seu coração,
mas do Senhor vem a resposta da língua". (Pr 16,1)

Temos projetos em nossos corações, projetos pessoais, profissionais e espirituais.  Lembro-me também de uma frase que diz:
"Queremos fazer as coisas de Deus, mas devemos fazer a vontade de Deus"

Essas duas reflexões nos faz pensar de como esse projeto nascerá, como dará seu progresso, qual tempo deve iniciar, objetivo entre outras coisas.
De início, todo projeto deve sair do coração de Deus, para o bem comum, para o serviço do reino e da igreja.  Deus tem um projeto, um plano para cada um de nós.
É na oração que esse projeto vai se revelando em nós, é se esvaziando dos nossos projetos, que o projeto de Deus vai se revelando aos poucos a nós.
"Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos". (1Cor 12,6)

"Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar". (Fl 2,13)

Uns são chamados a liderar, pastorear, outros são chamados a administrar, outros a interceder, outros a limpar banheiros, cantar e tocar, cuidar de um doente, cuidar de uma casa, filhos, oferece-se em sacrifício de louvor mesmo num meio de uma doença etc.

Mas todos são movidos pelo mesmo Espírito, onde Deus nos usa como instrumentos para ser usado do modo que Ele está precisando, mas tudo para um mesmo propósito.  Reflito São José, sua missão, na sua simplicidade, serviu a Deus conforme o seu chamado, e assim vamos refletindo sobre outros homens de Deus, que foram filhos de sua época que por necessidade da igreja, Deus suscitou neles uma missão, na qual, mesmo eles sendo fracos e pecadores, deram seu "SIM", confiando na providência.

Com essa reflexão que me veio e que estou compartilhando com vocês, peço, por gentileza, que reflitam.
É um texto tirado da cabeça e que tenho que escrever logo senão ele foge, rsrs. Então perdoem algum erro ortográfico.
Tem outro ponto que queria partilhar com vocês, que é sobre os jovens de hoje, pela situação da violência dos jovens. Vendo a história de Dom Bosco me veio um pensamento, mas vou rezar e depois partilho com vocês. Mas é importante.

Mas resumindo, devemos nos esvaziar de nossos projetos, não ter medo de dá o nosso "SIM" para Deus para que Ele possa nos usar no projeto Dele, e na oração Deus vai revelando o seu projeto para nós, e seremos felizes, bem-aventurados nele, se servimos com alegria e humildade, como servos inúteis.
Deus nos usa nesse projeto, no meio profissional, no pessoal, no familiar, não importa. Mas que deixemos Ele nos usar, sozinhos ou como família, casados de primeira união ou segunda união, Deus tem um propósito para cada um de nós, e Ele nos concedeu lindos dons para serem usados para o bem do reino, e que não pode ficar escondido ou abafado.

É isso... Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário