28 de jun. de 2016

A força da palavra de Deus

Bom dia!

Essa semana no trabalho, naqueles momentos de lanche onde muitos ficam no corredor conversando e comendo.
Fiquei repetindo uma frase:
-- Saulo, Saulo, por que me persegues?

Nao lembro porque fiquei repetindo essa frase no meio do povo. Tem momentos que faço umas coisas meio sem sentido, mas tem um "para quê"

Perguntei para uma das pessoas lá: Voce conhece quem  fez essa pergunta?? E quem é Saulo?

A pessoa respondeu que não. Perguntei a outro , que também disse que nao. Inclusive um deles que se dizia evangelico.

Fiquei meio pasmo. Surpresso.

E disse assim:

-- Meu povo leiam a Biblia. É o Manual da Vida. Lá está o passado, presente e futuro de voces.

Até fiquei pensando depois se fui "moralista".

Então me despertou em aos poucos, sem julga-los, apresentar a beleza da Palavra de Deus. Quando lemos parece que as letras querem pular para forta, parece estao vivas, e são Palavras de Vida.

Para alguns em particular fui apresentando a historia de Saulo que virou Paulo.

Lembrei daquele etiope que disse ao apostolo Filipe:

"Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe  subisse e se sentasse junto dele." (Atos 8,31)

Quando criamos gosto e passamos a ler, medita-la e principalmente buscar vive-la, Nossa vida vai se transformando.

Na Santa Missa a palavra de Deus deve ser escutada, padre Francisco sempre nos orienta para saborearmos a Palavra de Deus, quando ela está sendo proclamada pelos leitores e pelo sacerdote. Ele disse que os bispos recomendam a leitura e evitar a leitura pelo papelzinho ou pelo celular. Quando fechamos os olhos, escutamos a leitura, estamos degustando a palavra de Deus.
A Santa Missa tem a mesa da palavra e a mesa da eucaristia e as duas se fundem nesse momento de graça.

Quando nao estamos atentos a palavra de Deus, nao aproveitamos das suas bencaos, nao tivemos profeito da Santa Missa.

Sabermos  nome de atores nacionais, internacionais, mas nao sabemos quem foi Holofernes,Judite, Aarao, Naamã, Urias etc.

No momento da leitura da Santa Missa , nao é intervalo de jogo, mas um momento da Liturgia para nos alimentarmos da Palavra assim como depois nos alimentamos da Eucaristia.

Eu nao posso comungar Sacramentalmente, mas rezo a oracao do Santo Afonso de Ligorio para quem comunga espiritualmente.

Sinto-me acolhido pela Misericordia de Jesus, pelo seu Amor. Sinto sua paz.

"Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna."
(Joao 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário